Zona Rural 00, Tomé Açu, Pará, Brasil.
+55 91 3734-1319

MAIS SAÚDE PARA A SUA VIDA

Nossa história

A nossa história começa em 1929, quando as primeiras famílias japonesas chegaram à Amazônia, trazendo consigo seus valores e práticas transmitidas pela tão respeitada cultura milenar. Dois anos depois, em 1931, os agricultores nipônicos criaram a 1a Cooperativa de Hortaliças, localizada no município de Acará, negócio este considerado um grande desafio, visto que o mercado era pequeno e os paraenses não tinham o hábito de consumir tais produtos.

Em poucos anos, a Cooperativa já mantinha um comércio sólido via fluvial até a cidade de Belém, capital do Pará, ampliando a miscigenação da cultura e introduzindo estes legumes e verduras à culinária paraense.

No entanto, após a segunda guerra mundial, a colônia viveu um processo de grandes dificuldades. Com isso, atendendo à necessidade de ampliar sua produtividade, os agricultores introduziram a pimenta-do-reino na plantação, contribuindo para a Cooperativa tornar-se a primeira exportadora de pimenta-do-reino do Brasil, sendo o município de Tome-Açú – local onde o fruto era cultivado – considerado o “diamante negro” da economia amazônica, estimulando o desenvolvimento socioeconômico da região em diversos aspectos.

Fundada oficialmente em 1949, a Cooperativa Agrícola de Tomé-Açú (C.A.M.T.A), viveu outro grande desafio na década de 70, quando o cultivo da pimenta-do-reino foi ameaçado por doenças e enchentes. Utilizando do amplo conhecimento de plantio e visando produzir alimentos que se adequassem às condições amazônicas, a C.A.M.T.A conseguiu criar um modelo sustentável praticado até hoje, do qual foi possível adicionar outras culturas no mesmo canteiro: O Sistema Agroflorestal.

Atualmente, a C.A.M.T.A conta com 131 cooperados e regista mais de 1.800 pequenos produtores, contando com programas de capacitação e outros projetos que geram cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na região de Tomé-Açú. Além disso, sempre prezando pela máxima qualidade em nossos produtos, contamos com máquinas de alta tecnologia que atendem às exigências do mercado nacional e internacional, principalmente no que diz respeito à higiene e sanitização.

Copyright CAMTA © 2016. Coding by Web&Brands.