Image

Sustentabilidade

O desenvolvimento do Sistema Agroflorestal de Tomé- Açu – SAFTA – teve início na década de 70 através da consorciação de diversas culturas agrícolas, frutíferas e florestais nas áreas onde predominava a monocultura decadente da Pimenta-do-Reino. O Sistema é inspirado na vivência dos povos ribeirinhos, habitantes das margens dos rios da Amazônia, que plantavam em seus quintais o policultivo de árvores frutíferas e florestais, imitando a Floresta. Foram testados mais de 200 modelos agroflorestais ao longo do tempo, consorciando-se com várias espécies, tais como: banana, maracujá, acerola, açaí, cupuaçu, seringa, castanha do Brasil, andiroba, bacuri, uxi, mogno, etc.
Os cultivos mais promissores foram reaplicados com definição agronômica de espaçamentos, combinações harmoniosas de plantas frutíferas e florestais, estabelecendo, em Tomé-Açu, os referenciais de marco da permanência da Colonizaçao Japonesa, refazendo a paisagem de onde haviam vastas plantações de pimenta-do-reino, havendo, hoje, um mosaico de plantações agroflorestais, considerado um verdadeiro laboratório Agroflorestal.
A CAMTA preocupando-se com as mudanças climáticas globais, busca conscientizar seus associados a praticarem o SAFTA em suas propriedades agrícolas, contribuindo para a redução dos desmatamentos da floresta primária, assegurando, deste modo, um ambiente de trabalho agradável, sob a sombra das árvores frutíferas e florestais.
A disseminação do SAFTA tem promovido a melhoria na qualidade de vida das comunidades envolvidas, sendo a cultura do cacau responsável pela base econômica regional, assegurando, deste modo, uma produção contínua, respeitando-se a cultura e os hábitos alimentares locais, e assim garantindo a comercialização dos produtos gerados na cadeia de produção contínua e sustentável.

Perfil do sistema agroflorestal formando a cadeia sucessiva de produção

Image

Evolução do Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA)

Image

Área degradada

Image

SAFTA com 1 ano

Image

SAFTA com 5 anos

Image

SAFTA com 35 anos

Prove e Comprove!

Faça logo o seu pedido!